uma vida de liberdade

há algum tempo, lia galatas 5:22 que fala sobre o fruto do espírito e achava algo tão fora da realidade. aliás, todo o conteúdo da bíblia me parecia muito distante e difícil de ser aplicável hoje. o próprio Deus era alguém distante e em alguns momentos cheguei a duvidar da sua existência.

passei por uma fase em que a igreja com todas as suas regras me parecia proporcionar uma vida mecânica, fria e vazia. bastante sem sentido. algo como uma prisão.

em um determinado momento eu quis provar a existência de Deus. cresci ouvindo as histórias dos heróis da bíblia. quando criança, para mim eles eram perfeitos por isso Deus os amava e os ajudava. a medida que eu crescia, o meu eu se mostrava para mim cheio de erros e cada vez mais distante daquela ideia bíblica e cada vez mais distante de Deus.

o tempo passa. por conta das experiências vividas, comecei a entender que era bem possível Deus existir, e seria muito diferente do que havia aprendido. foi então que li novamente a história de Davi. com esse olhar mais amadurecido, com pouco mais de malícia e crítica comecei a ver um homem normal, que era simples, considerado bem sem futuro pela própria família. mas foi esse carinha o escolhido para a execução de um plano muito especial. esse plano era o plano de Deus. uau!!!! ele tinha potencial para executar um plano assim e não estava pronto quando foi chamado. isso é sensacional!!! ver que Deus nos escolhe para algo não por estarmos prontos, mas pelos resultados que podem ser alcançados considerando o que pode ser desenvolvido e potencializado em nós. lembra das vagas para estágio? vc lê e desanima pois deve ser formado, com especialização, ter experiência comprovada e falar 4 idiomas. Davi sabia cuidar de ovelhas, parecia ser um bom filho e tocava harpa muito bem. as ovelhinhas do rebanho dele deviam ser muito tranquilinhas, pastavam ouvindo música. super luxo! com esses poucos atributos e habilidades, seria impossível ser convocado para lidar com gigante, liderar guerras e conquistar territórios.

quando comecei a entender que os heróis da bíblia foram pessoas tão pessoas como eu, Deus começou a fazer mais sentido. mas ainda sentia necessidade de conhecer Deus sem interferências. queria mais desse Deus ali da bíblia.

hoje parei para estudar novamente galátas 5:22, mas o título do capítulo me prendeu e estudei todo ele novamente. é muito claro que a vida sob a lei é causa perdida. se permanecemos presos as regras e esquecemos do que importa de verdade, estamos perdendo nosso tempo, vivendo infelizes, frutrados e estamos enchendo o saco e muitas e muitas vezes magoando as outras pessoas.

esse verso especificamente me direciona para o estilo de vida que quero ter e como quer ser. não sou ainda. é esta transformação que tenho pedido a quem pode tudo mudar. e é o que Ele tem feito por mim através de todas as experiências que tem me proporcionado.

“Mas vamos falar da vida com Deus. O que acontece quando vivemos no caminho de Deus? Deus faz surgir dons em nós, como frutas que nascem num pomar: afeição pelos outros, uma vida cheia de exuberância, serenidade, disposição de comemorar a vida, um senso de compaixão no íntimo e a convicção de que há algo de sagrado em toda a criação e nas pessoas. nós nos entregamos de coração a compromissos que importam, sem precisar forçar a barra, e nos tornamos capazes de organizar e direcionar sabiamente nossas habilidades.” galátas 5:22 e 23.

uma vida assim é resultado de longo processo de transformação. posso contar uns bons anos aí nessa jornada de volta para Deus. mas é uma volta para um Deus real, um Deus que me ama assim como eu sou, um Deus que não me desqualifica pelo que visto, pelo que não tenho, pelos erros que cometo e não me qualifica pelo que conquistei. Ele simplesmente nos convida para trilhar uma jornada transformadora que com certeza é cheia de altos e baixos, porém se estivermos dispostos podemos ter nossa vida completamente mudada.

o conceito de liberdade com Deus é muito diferente do que conhecemos.

sem nos preocuparmos com a existência dEle, somos livres para fazer qualquer coisa, tudo que quisermos, do jeito que quisermos. quando começamos a viver assim, sendo inconsequentes, começamos a colher os resultados e alguns desses resultados são muito ruins, nos trazem prejuízos, dores também. então, com a experiência paramos de agir da forma que nos prejudica, pois já sabemos que não é tão bom assim.

“todos conhecem o tipo de vida de uma pessoa que quer fazer o que bem entende: sexo barato e frequente, mas sem nenhum amor; vida emocional e mental detonada; busca frenética por felicidade, sem satisfação; deuses que não passam de peças decorativas; religião de espetáculo; solidão paranóica; competição selvagem; consumismo insaciável; temperamento descontrolado; incapacidade de amar e de ser amado; lares e vidas divididos; coração egoísta e insatisfação constante; costume de desprezar o próximo, vendo todos como rivais; vícios incontroláveis; tristes paródias de vida em comunidade.” galátas 5:19-21

a vantagem da liberdade com Deus é que Ele nos antecipa que agir ou viver de certas maneiras teremos problemas futuros. Ele já sabendo disso, nos dá a direção para evitar perda de tempo, prejuízos diversos e dores. isso é uma super vantagem!

“a palavra de Deus resume-se em apenas uma única frase: ame ao seu próximo como a você mesmo. isso que é a verdadeira liberdade!” galátas 5:13-15

Até a próxima!!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s